Você está lutando todos os dias para ter bons resultados com anúncios? Para isso acontecer, você precisa dominar os 6 tipos de campanhas no Facebook ADS (agora META ADS).
Infelizmente, a maioria dos anunciantes, erram logo na escolha do objetivo, pois não sabem como cada um dos tipos de campanhas funcionam e selecionam o objetivo que não é correspondente para sua estratégia.
Então, eu recomendo que você leia o artigo até o final para saber quando usar cada um dos tipos de campanhas do Facebook Ads.
Saiba que se você dominar esse este assunto, com certeza terá mais sucesso nas suas campanhas de Facebook Ads.
Conhecendo os Novos Tipos de Campanhas no Facebook ADS
Depois da última atualização do META, os objetivos de campanhas do Gerenciador de Anúncios foram divididos em 6.
- Reconhecimento
- Tráfego
- Engajamento
- Cadastros
- Promoção do App
- Vendas
Agora conheça em detalhe, cada um dos objetivos.
Campanhas de Reconhecimento
As campanhas de reconhecimento são voltadas para que sua marca ou negócio ou até mesmo sua imagem pessoal seja vista mais vezes e consequentemente lembrado. Esse objetivo de campanha é mais voltado para branding.
Então nem adianta achar que usando esse objetivo de campanha você vai conseguir obter cliques, ou seja, levar as pessoas para seu WhatsApp ou para seu site, blog ou até mesmo suas redes sociais. Então, se o seu objetivo é obter cliques, o reconhecimento não é nem de perto o objetivo de campanha ideal para você.
Mas, se você tem o objetivo de fixar detalhes importantes na cabeça das pessoas, como por exemplo: fazerem as pessoas se lembrarem de algo importante, então Reconhecimento é o objetivo certo para você.
Então em que usar a campanha de Reconhecimento:
- Alcance: Use esse Objetivo para alcançar o maior número de pessoas que possam se interessar por sua marca. Esse objetivo é muito barato em termos de leilão;
- Reconhecimento de Marca: Use este objetivo para alcançar que tenham maior probabilidade de se lembrar da sua marca;
- Visualizações de Vídeo: Use este objetivo para alcançar pessoas que se interessam em assistir seus vídeos;
- Reconhecimento da Localização da Loja: Este objetivo é ideal para quem tem estabelecimento fixo. Então, através desse objetivo, você consegue alcançar pessoas e mostrar a localização fixa da sua loja.
Você também pode ver exemplos práticos de campanhas em nosso perfil do Instagram.
Campanhas de Tráfego
Acabei de publicar um artigo muito interessante e quero que muitas pessoas leiam este artigo o quanto antes. Sendo assim, eu posso criar uma campanha de tráfego e colocar o link do artigo e assim que as pessoas clicarem no anúncio, elas serão redirecionadas para o artigo e poderão fazer a leitura.
Entretanto, ainda existem outras estratégias que você pode usar em suas campanhas de tráfego. Então não foque apenas em colocar links para artigos ou site, lembre-se que você pode também direcionar as pessoas para seu WhatsApp. Além disso, o Meta atualizou e ficou ainda mais prático realizar campanhas de tráfego para o WhatsApp, sem contar que é mais barato que outros objetivos de campanhas.
Campanhas de Engajamento
Como o próprio nome diz, as campanhas de engajamento são ótimas para aumentar o engajamento. Então, se o seu objetivo é receber mais mensagens no seu WhatsApp, no direct do seu Instagram, ou até mesmo no seu messeger, esse objetivo de campanha com certeza é para você. Entretanto, é muito importante lembrar que com o objetivo de engajamento, você também pode gerar mais curtidas em sua página empresarial no Facebook. Então, se você vai aquecer sua página de facebook nova e também sua Business Manager (Gerenciador de Negócios) e sua conta de anúncios, utilizar o objetivo de curtida na campanha de engajamento é a maneira correta.
Além do subtipo de mensagens, existem outros subtipos de objetivos, tais como:
- Visualizações do vídeo: Use este objetivo quando quiser incentivar as pessoas a assistirem seus vídeos;
- Engajamento com a publicação: Use este objetivo para fazerem as pessoas interagirem com suas publicações, dessa forma você consegue ganhar tanto novos seguidores como curtidas na página e curtidas na própria publicação;
- Conversões: Use este objetivo para fazer com que as pessoas ao visualizarem algum conteúdo seu, entrem em contato com sua empresa, ou executarem alguma ação.
Então, aproveitando essa deixa, você com certeza vai gostar de ler esse artigo que fala sobre inbound marketing e suas vantagens e claro aplicado com uma boa estratégia de campanha de engajamento.
Agora veja um exemplo prático de objetivos de campanhas facebook ads: Engajamento
Então, no mundo dos anúncios, os anunciantes são separados de três formas:
- Negócios Locais: São anunciantes que possuem negócios físicos. Geralmente costumam usar o engajamento para receber mensagens no whatsapp;
- Infoprodutos: São anunciantes que usam o engajamento para aquecimento de suas páginas no facebook e suas contas de anúncio;
- Ecommerce: São anunciantes que possuem negócios online e usam engajamento para aquecimento e também para remarketing.
Campanhas de Cadastro
De todos os tipos de campanhas do Facebook Ads, o objetivo de geração de cadastros e você pode usá-lo para fazer as pessoas preencherem um formulário nativo do próprio facebook, colocando informações como nome, email, telefone, além de perguntas de múltipla escolha. Mas o que mais é interessante nesse objetivo de campanha é que para preencher esse formulário, o usuário não precisa sair da rede social.
Então, além de se tornar uma campanha mais barata que uma campanha de vendas, o objetivo de geração de cadastros também ganha pontos com o algoritmo das redes sociais, justamente por manter o usuário dentro da plataforma.
Os Tipos de Campanhas de Facebook ADS “Geração de Cadastro” Serve para:
Dentro dessa campanha, como nas demais citadas neste artigo, existem os subtipos de objetivos e você pode usá-los para:
- Formulários Instantâneos: Use este objetivo para encontrar pessoas dispostas a preencher um formulário para compartilhar informações de contato e outros detalhes;
- Messeger: Use esse objetivo para pessoas compartilham as informações de contato dentro do chat do Messeger;
- Conversões: Nesse objetivo, você vai conduzir a pessoa para seu site ou app e lá ela vai preencher um formulário com suas informações de contato;
- Ligações: Esse objetivo o nome já diz tudo, as pessoas que estiverem dispostas a ligarem para seu estabelecimento, vão interagir com esse tipo de objetivo.
Campanhas de Promoção do App
Este tipo de objetivo de campanhas Facebook Ads, está no topo dos objetivos mais específicos e você pode usá-lo para:
Instalações de App: Esse objetivo é usado para quando você quer que as pessoas baixem seu app;
Eventos do App: Esse objetivo é usado para induzir as pessoas a realizarem alguma ação dentro do app, como fazer compras, por exemplo.
Campanhas de Vendas
Se você quer vender, então esse objetivo é perfeito para você. Use este tipo de campanha para:
- Conversões: Use esse objetivo para fazer as pessoas adicionarem um item ao carrinho, realizarem uma compra Além do mais, é usado também para quem vai realizar uma compra, iniciarem uma assinatura ou executarem outra ação no seu site ou app;
- Vendas no Catálogo: Use este objetivo para fazer as pessoas comprarem produtos ou serviços do seu catálogo;
- Messenger, Instagram e WhatsApp: Use este objetivo para fazer as pessoas iniciarem uma compra pelo Messenger, Instagram ou WhatsApp;
- Ligações: Use este objetivo para fazer as pessoas com um possível interesse na sua empresa, ligarem para você.
Conclusão
O objetivo deste artigo foi te mostrar os 6 tipos de campanhas do Facebook Ads, para que você possa usá-los de acordo com as suas necessidades.
E se você puder testar todos os tipos de campanhas, melhor, pois saberá qual é o tipo de campanha que mais vai funcionar para você.
Lembre-se que: anúncio é teste e não existe receita de bolo para anúncios, sendo asssim, você precisa testar.
É claro que alguns tipos de campanhas não serão usados, pois são bem específicos, por exemplo: Você só vai usar a campanha de Promoção do app se você tem um App, etc.
Agora que você já conhece os 6 tipos de campanhas do Facebook, porque não aprender sobre como anunciar no Google de graça.